Imagem capa - As incríveis fotografias do Nuno Ratto por Nilda Brandao
Fotografia

As incríveis fotografias do Nuno Ratto

Sabe o que acontece quando a fotógrafa empresta uma camera para um menino de 9 anos de idade que nunca havia fotografado na vida? 


Estava fotografando a mãe do Nuno ele estava entediado, chateado e querendo que o trabalho acabasse logo para ele ter a mãe - e a rotina - dele de volta. Para acalmá-lo e distraí-lo um pouco, peguei uma câmera reserva, encaixei uma lente 50 mm, acertei velocidade, ISO e abertura para o set de fotos que eu havia montado e entreguei para ele se distrair um pouco. 


Expliquei para ele onde olhava e como disparava e esqueci dele. De vez em quando escutava ele pedir para a mãe olhar para ele, mas no geral ele ficou sumido da minha vista, não ficou atras de mim, copiando o que eu estava fazendo, nem me pediu conselho, me fez pouquíssimas perguntas. O que quer que ele estivesse fotografando, ele estava fazendo sozinho, sem ajuda. Cheguei até a achar que ele não tinha gostado da ideia de fotografar.  O trabalho terminou e eu peguei meu equipamento, agradeci a ele pela ajuda,  me despedi e segui meu rumo. 


Peguei os cartões de memória para trabalhar nas fotos e qual não foi minha surpresa ao olhar as fotos que o Nuno havia feito! 


Fiquei literalmente apaixonada! As fotos estavam fantásticas! 


Primeiro que ele não copiou meu estilo, encontrou o dele, pensou em composição por instinto, encontrou ângulos muito fora do convencional, do arroz com feijão, criou imagens inspiradoras e revelou um olhar sensível para fotografia. 


Quando vi as fotos dele, sabia que tinha que mostrar ao mundo. Conheçam o trabalho do Nuno Ratto e, o dia que ele estiver rico e famoso, posso dizer com orgulho que foi aqui que vocês viram suas primeiras imagens. :-)