Imagem capa - Fotografias sem filtro. por Nilda Brandao
Como foi

Fotografias sem filtro.


As vezes fotografar é trabalho,

As veses é diversão

As vezes é prazer

Aproveitar o domingo para fotografar a família é meu passatempo preferido (desconfio que para desespero deles rsrs)

Quem fotografa adquire a mania de ir para todo lugar com a câmera e eu não sou diferente. Ia passar o domingo com a família reunida na casa da minha mãe, logico que levei a câmera, até porque tenho uma sobrinha neta fofíssima e era uma ótima oportunidade de Fotografá-la.

Minha sobrinha estava no mal humor danado – TPM. Ela tem 15 anos e sofria com as cólicas mensais, mas mesmo assim me ajudou a fazer umas fotos da bebê que também é sua sobrinha. Fotografia ali, fotografia aqui, acabamos nos divertindo e passando um tempo super agradável em família, com risadas, piadas, bobeiras que só a família reunida sabe fazer.

As fotos foram totalmente de improviso, sem maquiagem, sem luzes elaboradas, sem grandes produções. E mesmo assim ficaram um encanto, sem contar que é uma ótima oportunidade para mim de estudar outras possibilidades de imagem.

Cheguei em casa e já fui editar as imagens (outra mania) e quando mostrei as fotos para a sobrinha de 15 anos ela disse:

- Ficou bonitinho, tia.

Fiquei triste, como assim só bonitinhas? E ela me explicou:

- É que estou me achando feia, com o rosto muito redondo...

Lembrei na hora que ela estava na TPM e sofrendo com cólicas e nesses dias, todas as mulheres sejam de que idade forem, sentem-se feias e desajeitadas.

Resolvi fazer um agrado e editei as fotografias dela no photoshop, melhorei a pele, tirei as espinhas e afinei o rosto.

No dia seguinte mandei para ela e ela adorou as fotos mas fez uma ressalva:

- Tia, posso ver as fotos sem photoshop?

E eu mandei as fotos para ela. E adivinhem qual foi a fotografia que ela usou para sua foto de capa do whatsapp? Pois é... a fotografia sem photoshop, com rostinho redondo e espinhas.

Fiquei feliz com a escolha dela. Apesar de ter deixado aqui as fotografias tratadas, adorei que ela escolheu ser ela mesma em vez de alguém perfeito de fotografia de revista.

Todo dia é um aprendizado. E uma oportunidade de conhecer mais as pessoas e a nós mesmas.

E quem quiser conferir as fotos, pode clicar aqui