17/05/2020 às 13:29 Reflexões

Você já pensou na Missão da sua empresa?

346
5min de leitura

Todas as pessoas têm uma missão, seja ela consciente ou inconsciente.

As conscientes, nós controlamos e damos direcionamento.

As inconscientes nos levam por aí ao acaso, nos fazendo perguntar por que certas coisas “só acontecem com a gente”.

Qual a sua missão?

Eu trabalhei numa empresa certa vez, que contratou um grupo de consultores para criar as suas diretrizes e se tornar mais presente no mercado.

Numa das reuniões com essa equipe, o consultor perguntou a um dos diretores da empresa:

- Qual a missão da empresa?

O diretor respondeu:

- É ganhar muito dinheiro, o mais rápido possível e ficar milionário logo.

Todo mundo riu, aquele riso desconfortável que damos quando nosso chefe faz piada ruim, e ficou acertado que não dava para escrever isso num portfólio profissional.

Inventaram uma missão bonita e colocaram lá no lugar.

Veja só, a missão bonita, era a missão inventada. No fundo, o que os donos da empresa queriam de verdade era aquela missão não escrita. Eles queriam ganhar muito dinheiro e muito rápido. Essa era a verdadeira missão.

O Inconsciente trabalha de formas misteriosas, como essa era a verdadeira missão, todas as ações dos donos da empresa eram, consciente ou não, voltadas para cumprir a missão: Lavagem de dinheiro, quebra de confiança, falcatruas de todo jeito eram comuns, coisa que deixava o pessoal do compliance desesperados, pagar mal aos funcionários, contratar pessoal mal qualificado para pagar pouco, sobrecarregar departamentos para não precisar contratar mais gente. 

Logo as empresas que gostavam de jogar sujo perceberam que a essa empresa fazia qualquer negócio desde que ganhasse dinheiro fácil e rápido.

Clientes honestos começaram a se afastar.

As lavagens de dinheiro e falcatruas chegaram à beira do descaramento. Não demorou para a Polícia Federal começar a ligar os pontos das negociações e hoje a empresa está fechada.

Vamos ser honestos: somos uma sociedade capitalista, é claro que o objetivo de qualquer empresa que tenha fins lucrativos, é ter lucro, ganhar dinheiro, prosperar. Não tem nada de errado nisso, é saudável até.

Mas se a sua MISSÃO for essa – ganhar dinheiro – logo a sua visão vai ser focada exclusivamente a fazer negócios que te levem a ganhar dinheiro, não importa como. Parece bom, mas não é.

Sabe aquelas notícias que passam na TV direto de gente que caiu em algum golpe e ficou arruinada? Essas pessoas tinham como missão ganhar dinheiro rápido, mesmo que elas não soubessem disso. Ganhar muito dinheiro e muito rápido.

E aí, quando veem algum anúncio do tipo, “ganhe dinheiro muito rápido”, já enchem os olhos. Quando algum trambiqueiro vem falar para elas que “meu primo fez isso e ficou rico da noite para o dia” elas imediatamente compram a ideia. Por que? Porque a “Visão” delas está focada nesse objetivo: Ganhar dinheiro fácil.

E aí é aquele tal de desfile de gente inocente que foi enganada por um contrabandista inescrupuloso, um traficante que garantiu que era facinho, facinho, um velhinho tão simpático! não tinha cara que ia fazer isso com elas.

A verdade é que ninguém engana gente honesta. Desculpe dizer. Quem cai nessas artimanhas tinha esse objetivo escuso de ganhar dinheiro a qualquer custo. Essa era a missão.

Está acompanhando até aí?

Pois bem, volto a perguntar, qual a sua missão?

Isso é muito importante, veja bem.

A missão é o que vai fazer “nascer” uma visão.

A visão é o que o mundo – e aqui você pode chamar de Deus, Oxalá, Buda, destino, coincidência... – vai fazer para que você chegue até seu objetivo.

Mas como a “Visão” faz isso?

E aqui entra o truque. A visão precisa de um terceiro elemento: Os valores.

Sim, aqueles valores que são a essência do seu ser. Seu guia, mesmo que você não saiba disso conscientemente, você tem valores que te guiam a fazer o que é certo.

Nota: os valores SEMPRE vão te levar para aquilo que você acha que é certo. Se você acha certo enganar alguém para tirar o dinheiro dela, é o seu certo. Seus valores compreendem isso e você faz. Mesmo que para outras pessoas, isso soe como fazer a coisa errada. E em contrapartida, se seus valores acham que aquilo é errado, você desconfia da oferta na hora, você não se sente confortável fazendo aquilo e não faz, os valores não te deixam fazer algo errado.

Voltando ao assunto, a visão vai trabalhar com o que você tem de valores e seguir daí.

Voltando lá naquela empresa que eu trabalhava

A Missão era ganhar dinheiro a todo custo

Os valores dos diretores não eram lá um primor de honestidade

A visão os levou a encontrar afinidades com empresas que precisavam lavar dinheiro de transações idôneas. Com doleiros que depois ficaram famosos nos telejornais.

A consequência foi realmente ganhar dinheiro rápido, o desfecho foi ser encarcerado pela polícia federal, porque afinal de contas, o preço é pago, de um jeito ou de outro.

Para concluir: A missão é superimportante, faça isso de forma consciente hoje! Olhe para dentro de você e responda: Onde eu quero chegar? O que eu quero dar? O que eu quero com essa empresa?

Reflita conscientemente quais são os seus valores, qual seu norte? Quais as coisas em que você acredita?

Com esses dois pontos esclarecidos, a sua visão vai se tornar realidade, sua missão estará em andamento e a recompensa financeira virá.

Quer um pouco de lição de casa?

Entre na sessão “quem somos” das empresas que você gosta e se identifica. Leia a missão, visão e valores delas, veja se elas realmente seguem a missão ou só escreveram algo bonito. E Volta aqui para me contar, vou adorar conhecer a sua missão, visão e quais valores estão guiando suas ações.

E se você ficou curioso essas são minha Missão, Visão e Valores

Minha missão:

Levar as crianças e adultos ao mundo do faz de conta

Fazer cada trabalho, seja adulto, infantil ou corporativo, com individualidade e comprometimento. 

Minha visão:

Criar ambientes fantásticos, de fada, sereia, heróis, princesas, aventureiros e encontrar o público que se identifique com minha visão. Trazer de volta aos adultos o encantamento. 

Valores: 

Integridade

Profundo respeito pelas crianças e adultos, nunca invadindo seu espaço

Transparência. 

Pontualidade.

17 Mai 2020

Você já pensou na Missão da sua empresa?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Curso fotografia criativa missão missão visão e valores valores visão

Quem viu também curtiu

23 de Jun de 2016

Boudoir - um ato de amor-próprio

01 de Jan de 2017

5 coisas que aprendi sobre fotografia como profissão em 2016

31 de Jul de 2016

Sermos Crianças

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp